Digite uma palavra para realizar a pesquisa.
  Cana Verde na luta contra o novo coronavírus Notícias



 

Em 11 de março deste ano, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia de COVID -19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A partir de então, a rotina social e econômica tal qual o mundo conhecia alterou-se drasticamente.  De grandes metrópoles a pequenas cidades, tudo passou a ser diferente no desenvolver dos dias. O isolamento social, recomendado para impedir que a doença se espalhe, fez com que a maioria das pessoas permanecesse grande parte do tempo retida em casa.

Cana Verde, com seus 5.603 habitantes, segundo estimativa do IBGE, também sentiu de perto o impacto da pandemia.

No fim do mês de março, as autoridades municipais acharam por bem fechar as entradas da cidade, o que foi feito pela Secretaria de Serviços Urbanos junto com o prefeito municipal, deixando para acesso apenas a entrada principal, que conta com a barreira sanitária formada por profissionais da saúde, monitorando entradas e saídas da cidade 24 horas por dia. No mesmo período, os comércios, com exceção dos essenciais, foram orientados a permanecer fechados. 

Com muitos trabalhadores afastados de suas funções e com a renda afetada por conta disso, a Secretaria de Assistência Social do município passou a atuar veementemente para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social. Toda a equipe se mobilizou para orientar as pessoas com relação aos cadastros que deveriam ser feitos para recebimento do auxilio emergencial anunciado pelo Governo Federal.  Uma ação especial para a distribuição de cestas básicas às famílias também foi colocada em curso. 

Recentemente, a equipe de oficineiros do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, começou a confecção de máscaras de proteção individual para distribuir à população.

A Secretaria Municipal de Educação também distribuiu 88 kits alimentares para alunos de baixa renda das escolas Waldivino José Freire e Dona Diva Augusta de Souza e da creche Flávia Augusta de Oliveira Carneiro. 

Passado este período preventivo inicial, foi publicado no último dia 22 de abril, o Decreto Municipal de nº 1.184, que dispõe sobre a flexibilização da abertura dos comércios, desde que os empresários tomem as devidas medidas de precaução, entre elas limitar o número de pessoas a entrar no estabelecimento e disponibilizar na entrada álcool gel. A partir de então, o uso de máscaras pela população passou a ser obrigatório na cidade. 

Outro ponto que merece destaque em Cana Verde é o trabalho voluntário que munícipes estão realizando no Distrito do Cerradinho, para confecção de máscaras a serem distribuídas gratuitamente às pessoas que fazem parte do grupo de risco. 

Esta tem sido a nova rotina do cidadão canaverdense, marcada pela união entre poder público e população, que encaram esta nova realidade, se adaptando da melhor forma possível e visando o bem-estar de todos. Não por acaso, a cidade não teve até a data de elaboração desta matéria nenhum caso confirmado do novo coronavírus. 

                Neste sentido, é essencial que a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde seja parabenizada. Médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem, equipe epidemiológica, equipe de limpeza, chefes de departamento e secretário de saúde, todos atuando no cuidado com o outro, no trabalho mais bonito que este cenário exigiu: o trabalho de preservar a vida.  

Graças a todas estas equipes e iniciativas, as pessoas têm conseguido se fortalecer, colocando-se em segurança e aguardando os dias melhores, que com certeza virão.  Fica a sensação de que quando tudo passar seremos melhores enquanto sociedade, cientes de que apenas a solidariedade e o cuidado consigo e com o outro nos fez atravessar este momento.

A todos os profissionais atuantes neste período histórico o nosso mais sincero agradecimento.  A trajetória de vocês já está marcada para sempre na história da humanidade.

Abaixo, galeria de fotos com alguns dos profissionais atuantes em Cana Verde durante a pandemia.

 
 
 
Prefeitura Municipal de Cana Verde
 Praça Nemésio Monteiro, 12 - Centro - Cep: 37267-000
Fone: (35)3865-1262
Versão 3.0