Digite uma palavra para realizar a pesquisa.
  Setembro Amarelo: Cana Verde apoia esta causa! Notícias



Dia 10 de Setembro de 2019 será o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. É muito importante que a sociedade se mobilize para discutir esta que é a 2º causa de morte que mais atinge jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. Apenas no Brasil, 32 pessoas se matam por dia. A média global é de um suicídio a cada 40 segundos.

Por conta disso, desde 2015, associações se mobilizaram para criar o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

O suicídio é um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de inúmeras causas, que afeta pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias.

Como ajudar?

Há muitos falsos mitos sociais em torno do suicídio, um deles é que não se deve falar a respeito, o que não é a melhor decisão, já que com diálogo e tratamento o suicídio pode ser prevenido.

Outro conceito falso é o de que a pessoa que pensa em suicídio não emite sinais, não dá pistas, o que não é verdade.

Por isso, devemos considerar seriamente os sinais de alerta.
Se você identificar alguém próximo com sinais de comportamento suicida, como isolamento, tristeza constante ou falas repetidas sobre a própria morte, encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Faça a perceber que você está ali para ouvir e ofereça seu apoio.

É importante também que você a incentive a procurar ajuda de profissionais, como psicólogos, ou apoio em algum serviço público. Se possível, ofereça para acompanhá-la no atendimento. Assim ela ficará mais confortável e terá menos receio.

Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa.

Se a pessoa com quem você está preocupado vive com você, assegure-se de que ela não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

E o mais importante, nenhuma dor merece ser menosprezada! Por isso é muito importante agirmos de forma gentil todos os dias.



 
 
 
Prefeitura Municipal de Cana Verde
 Praça Nemésio Monteiro, 12 - Centro - Cep: 37267-000
Fone: (35)3865-1262
Versão 3.0